Guarda, 23 de Maio de 2000

Toda a cidade da Guarda no seu telemóvel

Através de wap.domdigital.pt, poderá aceder à mais recente iniciativa da Dom Digital: desde a Internet, mostrar a Guarda no seu telemóvel.

Ao colocar online um portal com informações acerca da região da Guarda em tecnologia WAP, a Dom Digital é responsável pelo primeiro portal do país com estas características, acessível através do endereço wap.domdigital.pt Desde 22 de Maio, que é possível através de qualquer telemóvel com esta tecnologia, aceder a diversos conteúdos sobre a região da Guarda, estando disponíveis entre outros, uma agenda cultural e desportiva, contatos de hotéis, pensões, discotecas, bares e restaurantes, para além dos principais destaques de três dos jornais semanários da cidade da Guarda.

Segundo António Matias Gil, gerente da empresa, "este projeto visa complementar a informação que a Dom Digital e seus clientes já disponibilizam na Web, estando prevista a inclusão de novas funcionalidades com vista a retirar o máximo partido das potencialidades do WAP".

Dentro em breve, o portal irá beneficiar de novas funcionalidades, como a localização automática do utilizador do telemóvel e certificados de segurança/identidade dos telemóveis, bem como a adição de novos conteúdos.

Nas palavras de Matias Gil, "estes melhoramentos aliados a parcerias com fornecedores de conteúdos e operadores de telemóveis, possibilitam a curto prazo novas funcionalidades que se poderão estender desde a reserva de bilhetes de cinema, ou à informação de que lojas à numa determinada rua enquanto se vai passeando de telemóvel na mão".

Assumindo desde a primeira hora uma posição claramente inovadora, a Dom Digital vem com esta medida reiterar o princípio de que a interioridade não passa de um conceito baseado na perspectiva geográfica.

WAP (Wireless application Protocol) é um protocolo que torna possível aceder através do telemóvel a informações que anteriormente apenas estavam disponíveis na Internet. Recorrendo a uma linguagem e tecnologias específicas (WML e WMLScript), a sua facilidade de uso aliada ao grande número de utilizadores de telefones móveis no país, apontam para que esta tecnologia venha a ser uma das mais utilizadas no acesso à informação, estando o número de utilizadores de telemóveis em Portugal estimado em cinco milhões.