Guarda, 14 de Maio de 2002

Dom Digital lança ardina.web - solução de publicação de conteúdos na web

Dom Digital lança ardina.web, uma solução para publicação de conteúdos na web destinada especificamente à imprensa. O ardina.web funciona no modelo ASP o que permite a pequenos jornais terem sites de qualidade desde apenas 99€ por mês.

O ardina.web visa publicar jornais e revistas na web de uma forma fácil, rápida e a custos acessíveis a todas as publicações portuguesas.

Tecnologicamente, o ardina.web utiliza XML (um formato standard, robusto e que permite o intercâmbio de informação com terceiros e separação de conteúdos da apresentação), XSL (permitindo versatilidade na criação de múltiplas soluções de design), bases de dados relacionais (uniformizando a informação e garantindo a fiabilidade da linkagem das páginas), componentes COM+ (garantindo estabilidade, robustez e velocidade no acesso e manipulação da informação; a lógica aplicacional do sistema encontra-se inserida em diversos componentes COM e em diversas camadas) e cache (disponibilizando a informação de uma forma mais rápida e protegendo o sistema de sobrecargas de consultas). É dotado de escalabilidade (permitindo publicação em múltiplos servidores, adaptando-se aos pequenos e grandes jornais) e tem interface totalmente web (plataforma de administração standarizada, fácil de usar e sempre acessível).

Além da tecnologia, o ardina.web disponibiliza ainda aos seus Clientes conteúdos produzidos e compilados desde a Dom Digital e que podem ser aproveitados para as edições online e em papel das respectivas publicações.

A solução é disponibilizada por aluguer em regime ASP ou licenciada à medida de cada publicação. A solução ASP visa facultar a tecnologia a custos acessíveis a jornais de pequena dimensão (concepção grátis do site e mensalidades a partir de 99 €).

A solução está já a ser utilizada com sucesso em seis publicações portuguesas (Jornal do Fundão, Matosinhos Hoje, Terras da Beira, Reconquista, Porta da Estrela, Estrela da Amadora Online). Segundo Jorge Queirós, sub-director do semanário Matosinhos Hoje, "o ardina.web é uma ferramenta de trabalho notável e indispensável. Julgo que não haverá produto que responda tão bem às necessidades de um órgão de comunicação que queira implementar-se na web". O ardina.web foi também a base da implementação do primeiro sistema de conteúdos pagos da Imprensa portuguesa, através do site do Jornal do Fundão.

Segundo Antonio Matias Gil, director geral da Dom Digital, "existem diversos produtos similares no mercado. Todavia, a grande maioria destina-se à publicação de contéudos de sites genéricos. O ardina.web, pelo contrário, foi criado especificamente segundo as necessidades de jornais e revistas". Segundo o reponsável da empresa "a utilização do ardina.web no modelo ASP permite que pequenos jornais possam ter a tecnologia dos grandes diários nacionais, sem investimentos iniciais e com custos mensais reduzidos".

O ardina.web responde às necessidades de pequenas publicações mas adapta-se também a projetos de maior dimensão devido às suas funcionalidades / características: registo de utilizadores; três níveis de catalogação da informaçao; função "num só clique"; função "jornal no singular"; secções variáveis; galerias de fotos da edição e do arquivo; arquivo completo; pesquisas simples e avançadas; notícias relacionadas; dossiers temáticos; múltiplas fotos, com legendas, por notícia; som, animações e vídeos para cada notícia; inquéritos; fóruns; notícias de última hora (breaking news); LiveEvents; newsletters; agenda; classificados; gestão integrada de banners e patrocínios; níveis de permissão orientados para a tarefa; três formas de inserção de conteúdos; relatórios e estatísticas; pre-visualização da edição; ajuda contextual; caixas de correio; formação; consultoria. Para informação mais detalhada sobre as features do ardina.web consultar http://www.ardina.com.pt/ardinaweb/solucao1.asp

O ardina.web é um produto da família ardina.com - estratégia da Dom Digital para oferecer tecnologia ao mercado da Imprensa.

Mais informações sobre o ardina.web e o ardina.com podem ser consultadas no site http://www.ardina.com.pt/.