Arquivo > Notas de Imprensa

Guarda, 2 de Dezembro de 2002

Dom Digital adapta sites para serem lidos por cegos

Para comemorar o Dia Europeu das Pessoas com Deficiência, vários jornais portugueses remodelaram os seus sites para que invisuais possam consultar informação na Internet.
Qualquer invisual pode ler o jornal desde que tenha acesso à Internet, possua um computador com placa de som (quase todos os últimos modelos têm), um sintetizador de voz ou um aúdio-browser. Depois é só aceder ao endereço do jornal e clicar no símbolo da acessibilidade . Os textos serão lidos pelo sintetizador de voz e a navegação será feita mediante instruções sonoras em português. Não é necessária experiência anterior e o invisual fica habilitado a ler o jornal em apenas uma hora.

Em 1998, as Nações Unidas elaboraram o documento "Accessibility on the Internet" que visava sensibilizar e promover para a acessibilidade dos web sites. Em Junho de 2002, o Plano eEurope 2002 aconselhava todos os sites da União Europeia a seguir uma série de directrizes de acessibilidade. O Governo português avançou também com a "Iniciativa Nacional para os Cidadãos com Necessidades Especiais" que argumenta para a necessidade de projetos desta natureza.

O ardina.web.handicap é uma tecnologia desenvolvida em Portugal pela Dom Digital que adapta os componentes das páginas web para serem lidas por cidadãos com necessidades especiais. Esta tecnologia ultrapasssou com sucesso os mais severos testes internacionais, designadamente as "Web Content Accessibility Guidelines 1.0" (directivas internacionais) e as "U.S. Section 508 Guidelines" (directivas americanas).

Lista de jornais com esta tecnologia: O Mirante, Matosinhos Hoje, Terras da Beira, Reconquista, Porta da Estrela, O Regional.

Para mais informação contactar:
António Matias Gil
Dom Digital Lda, Consultoria e Servicos Internet
Tel.: +351 271 224 509  Fax: +351 271 230 699
Email: agil@domdigital.pt
Web: http://www.domdigital.pt/