Guarda, 21 de Junho de 2005

Dom Digital lança ardina.payments e ardina.referral

Com motivo do Dia Nacional do Ardina, que se celebra dia 21 de Junho, a Dom Digital informa do lançamento do ardina.referral e do ardina.payments, dois produtos para dinamizar a venda de conteúdos informativos online.

O ardina.referral é uma tecnologia e um modelo de negócio que permitem que qualquer pessoa possa vender jornais online, recebendo a sua comissão de uma forma fácil e rápida. Utiliza um portal na Internet para que os novos ardinas possam gerir os seus proveitos/comissões e dinamizar a venda dos seus jornais, comodamente desde sua casa. Os novos ardinas podem vender vários produtos, incluindo assinaturas online, assinaturas em papel e merchandising. Os novos ardinas recebem até 20% do preço de venda dos produtos de cerca de vinte jornais portugueses.

O ardina.payments é uma solução de pagamentos online de conteúdos através de cartão de crédito, MBnet e transferência bancária. É um sistema seguro, recorrendo a tecnologia de líderes mundiais em pagamentos online. O ardina.payments funciona em modelo ASP, ou seja, está disponível para ser usado de imediato pelos jornais, sem necessidade de investimento em hardware ou software.

Os dois produtos inserem-se na plataforma ardina.com, um conjunto de soluções criadas em 2000 pela Dom Digital e destinadas à comunicação social.

Com esta iniciativa, a Dom Digital tenciona dinamizar o negócio dos media na Internet, rentabilizando os respectivos conteúdos e aumentando os proveitos dos jornais, através do empenho de outras pessoas - os novos ardinas - que encontram desta forma uma nova fonte de rendimento.

Segundo António Matias Gil, director geral da empresa, "estes dois produtos vão criar novas oportunidades de negócio para a comunicação social, aumentando a qualidade e a quantidade da informação em português na Internet. Além disso, a tecnologia e o modelo de negócio são facilmente migráveis para outros mercados".

A Dom Digital encontra-se neste momento a negociar com portais de Espanha e Cabo Verde para analisar a viabilidade do negócio noutros países.