Guarda, 14 de Setembro 2009

Rádio Altitude de mãos dadas com a Web 2.0

A Rádio Altitude, a rádio local mais antiga de Portugal, deu mais um passo em frente na Internet mostrando, mais uma vez, que tem bem definida a sua estratégia online. Com o seu novo projeto de Internet a Altitude FM torna-se uma das primeiras rádios portuguesas a difundir os seus conteúdos por múltiplos meios na web e a criar um rede social própria. O portal http://www.altitude.fm é uma verdadeira rede social, um meio de comunicação multi-direccional onde os ouvintes podem, para além de ouvir a emissão online ou através de podcasts, ler as notícias de última hora, ver a emissão em directo e participar activamente na criação dos conteúdos da rádio.  Os ouvintes podem colocar vídeos, fotos, partilhar opiniões, comentar notícias e relacionar-se com outros ouvintes. Os conteúdos pela rádio são também difundidos em outras redes sociais como o Twitter e Facebook.

O projeto foi concebido pela Dom Digital em parceria com a Rádio Altitude. De acordo com António Matias Gil, director-geral da Dom Digital, “O projeto foi ambicioso mas fácil de executar. A Direcção da Altitude definiu a estratégia online e nós operacionalizamos. A reunião que definiu o projeto demorou  apenas uma hora: foi rápido, eficaz e resultou”.

Já Rui Isidro, director da Altitude, afirma que “para criarmos uma página com o melhor da tecnologia adaptada à difusão electrónica de conteúdos do meio rádio não precisámos de sair, sequer, literalmente da mesma avenida. É recompensador verificarmos que uma das empresas mais qualificadas do país nesta área está na Guarda, tal como nós estamos querendo fazer aqui um projeto que se afirme pela diferença e pela qualidade. A Altitude é uma Rádio feita por gente que aqui vive e trabalha por opção que recorre aos serviços de uma empresa feita igualmente por gente que a partir da Guarda desenvolve um esforço notável de afirmação e internacionalização. A Rádio Altitude e a Dom Digital têm em comum a constante dinâmica e inovação nas áreas em que operam. E ambas são formadas por pessoas que não escondem uma enorme paixão pela Guarda. A Dom Digital acaba de prestar um trabalho de grande qualidade e profissionalismo à Rádio Altitude, que assim amplia os meios de difusão e de proximidade com um público cada vez mais global”.