Arquivo > Notas de Imprensa

Serra da Estrela de 22 a 24 de Outubro

Dom Digital no 1º Encontro da Montanha subordinado ao tema “Jornalismo e Redes Móveis"

A Dom Digital foi convidada para participar no 1º Encontro da Montanha subordinado ao tema “Jornalismo e Redes Móveis” promovido pela Universidade da Beira Interior. No encontro que ocorreu na Serra da Estrela de 22 a 24 de Outubro estiverem presentes como oradores António Matias Gil da Dom Digital, António Granado do Público Online, Miguel Martins do Expresso Multimédia, Alexandre Brito da RTP Multimédia, Isabel Libório da Vodafone, Rita Teixeira da TMN e Douglas Cavallari da Taller Comunicação.
Na sua intervenção no painel "aplicações informática" António Matias Gil, director-geral da Dom Digital, falou sobre a construção de mobile websites universais.
Bruno Rego da Labcom - UBI publicou no blog desta instituição o seguinte resumo sobre a intervenção dá Dom Digital:
"A abrir o painel sobre “Aplicações Informáticas”, António Gil, da Dom Digital, direcciona a sua intervenção, precisamente, para a particularidade da produção de conteúdos considerando a existência de cerca de 5.000 dispositivos móveis diferentes. Na sua intervenção, António Gil, destaca a pretensão de automatismo e universalidade.

O director geral da Dom Digital iniciou a sua participação evidenciando a ideia da actual facilidade de produção de conteúdos considerando as ferramentas e tecnologias de que dispomos. Porém, difícil é a sua adaptação à “panóplia de dispositivos móveis existente”, considerando as variáveis com as quais é necessário lidar e atendendo à preocupação de reprodução com o máximo de qualidade possível.

Através de um gráfico de oportunidades, demonstra a existência de um mercado a explorar pelo jornalismo, sustentado em números que retratam o consumo actual destes dispositivos, dando como exemplo os modelos iPhone e iTouch. Refere que “um terço do uso dos dispositivos móveis é destinado a Mobile Midia” consumido por 4 em 10 utilizadores. Informou ainda que a principal utilização do Mobile Browsing está associada ao consumo de notícias, independentemente do seu género.

Porém, “a confusão tecnológica móvel”, como refere, é enorme. Há que considerar as diversas plataformas, os diferentes browsers disponíveis, a diversidade no que diz respeito aos acessos utilizados, as propriedades do ecrãs e por fim a variedade de linguagens áudio e vídeo, bem como os respectivos codecs, o que veio estipular em cerca de 5000, as hipóteses distintas de dispositivos móveis a considerar aquando da produção de conteúdos .

Actualmente, o mercado essencialmente norte-americano, disponibiliza algumas soluções que permitem a formatação e optimização automática desses mesmos conteúdos considerando a variedade de dispositivos receptores.

A Dom Digital, com o desenvolvimento do “Alfaiate” também contribui nesse sentido. O Alfaiate permite a optimização considerando um processo dividido em 4 fases: recolha de dados, optimização, publicação e adição de valor.

A título de conclusão, António Gil reforça a existência de uma oportunidade a explorar no que se refere ao jornalismo. O objetivo será atingir uma diversidade de sistemas móveis explorando as tecnologias disponíveis. O sonho a alcançar será o de “o jornalista produzir a sua notícia, uma única vez e reproduzi-la com qualidade nos vários sistemas móveis existentes no mercado”, procurando atingir o maior número de leitores possível."

Para mais informações contactar,

Sofia Gil
Dom Digital Lda, Consultoria e Serviços Internet
Tel.: +351 271 224 509 Fax: +351 271 230 699
Email: sofiagil@domdigital.pt
Web: http://www.domdigital.pt/