Acessibilidade
O que é a acessibilidade?
"Acessibilidade é uma característica do ambiente ou de um objecto que permite a qualquer pessoa estabelecer um relacionamento com esse ambiente ou objecto, e utilizá-los de uma forma amigável, cuidada e segura"
Fonte: Conceito Europeu de Acessibilidade - Relatório do Grupo de Peritos criado pela Comissão Europeia - 2003
Isto significa que um local, bem, serviço ou equipamento é acessível se permitir que todas as pessoas tenham acesso ao mesmo com total autonomia e usabilidade.
O que a acessibilidade na web?
Acessibilidade na web significa que todas as pessoas, mesmo as que apresentam alguma deficiência ou incapacidade, devem ter acesso à informação dos websites de forma autónoma.
Os tipos de deficiência ou incapacidade que mais dificultam o acesso à web são:
- a motora (dos membros superiores) que por vezes dificulta o uso do rato ou teclado;
- a visual que dificulta ou impossibilita a leitura;
- a auditiva que dificulta ou impossibilita a audição de vídeo ou som.
Para que um website seja acessível tem que cumprir as diretrizes de acessibilidade elaboradas pelo Consórcio Internacional W3C, cumprindo para isso um série de regras / requisitos. As regras incidem sobre diversas áreas como o design, estrutura de um site, imagens, links, scripts e conteúdo dinâmico, áudio e vídeo, etc. Consoante os critérios que cumpram os website apresentam um determinado nível de acessibilidade. Estes níveis de acessibilidade na Web pode subdividir-se em:
- nível A - nível mais baixo
- nível AA - nível intermédio
- nível AAA - nível mais elevado
Como é que o utilizador sabe que um site é acessível?
O símbolo da acessibilidade na Web que é apresentado em muitos website não garante que o mesmo é 100% acessível. Este símbolo apenas indica que o proprietário do website demonstra que está a esforçar-se para tornar o mesmo aceesível.
Existem no entanto vários validadores na Internet que permitem averiguar de forma automática se um website é acessível. Um desses validadores é o AcessMonitor desenvolvido de Unidade de Acesso da FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia).
O conceito de acessibilidade também se aplica ao mobile?
Sim, sem dúvida. Com o grande aumento de número de utilizadores de smartphones em todo o mundo é importante garantir que as apps nativas, híbridas ou mobile websites também são acessíveis.
Alguns dispositivos móveis android e iOS já têm ferramentas acessíveis como a alteração do tamanho das fontes, um leitor de ecrãn (screen reader), apoio em Braille, seletores de voz, assistentes pessoais (ex: Siri), etc.
O conceito de acessibilidade aplica-se apenas a pessoas com deficiência?
Na maior parte das vezes sim. Mas existem casos de incapacidade temporária às quais também deve haver preocupação.
Destacamos de seguida alguns casos de incapacidade temporário na acesso às app e possíveis soluções para contornar o problema.
Problema |
Possível solução |
Não estar a olhar para a app (ex. a conduzir) |
Leitura do conteúdo por voz |
Visão limitada (ex. má iluminação, excesso de claridade) |
Alto contraste entre os elementos Ampliação do conteúdo |
Não pode tocar no ecran (ex. a conduzir) |
Introdução dos dados por voz |
Não pode ouvir o audio de um vídeo (ex. num sítio com barulho) |
Legendas |
Qual o universo de pessoas que terá alguma deficiência ou incapacidade?
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 15% da população mundial vive com algum tipo de incapacidade e que entre 2% e 4% das pessoas com 15 ou mais anos têm dificuldades funcionais, verificando-se um aumento das taxas de deficiência e de problemas de saúde crónicos, em parte devido ao envelhecimento da população.
Em Portugal, segundo os dados dos Censos 2001, a população com pelo menos um tipo de deficiência 1 representava 6,1% da população residente total. Os últimos Censos realizados (2011) utilizaram uma nova terminologia (CIF - Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) onde incluem não só pessoas com deficiência mas também pessoas com dificuldades funcionais. De acordo com os Censos 2011 em Portugal 23% da população admite ter dificuldade em ver, mesmo usando óculos ou lentes de contacto e 13% diz ter dificuldade em ouvir.
"Os projectos da Dom Digital preocupam-se com a questão da acessibilidade na web?
Sim, sem dúvida já em 2002 lançamos o ardina.web com versão acessível para cidadãos com necessidades especiais. Em 2006 fizemos a avaliação de 550 sites da Administração Pública Portuguesa no qual um dos critérios avaliados era a questão da acessibilidade. Actualmente temos o ardina.digital que garante não só a acessibilidade na web como também a acessibilidade mobile. Saiba mais sobre o ardina.digital.